A Rede Clube já apresentava resultados expressivos em outras praças mesmo antes de chegar em Natal, por trás desses mesmos resultados privilegiados a rede segue rígidos padrões e normas de um sistema diferenciado por não enviar empacotados no satélite(no caso das FMs) ,mas mesmo não recebendo uma programação simultânea de uma única geradora, não é difícil perceber que em Recife, João Pessoa ,Brasília e Natal a identidade da marca não é apenas a identidade visual, é bem mais que isso, na verdade muito mais a identidade funcional e a plástica são fatores de reconhecimento instantâneo em qualquer uma das cidades citadas.
Mas não basta desejar que uma perna da rede siga a formatação da matriz, para isso é necessário um comando centrado e já mergulhado nessa filosofia, daí a opção do envio de Nilson Pinheiro. Para ser merecedor do destacamento para Natal é importante conhecer um pouco do caminho por ele percorrido no rádio
Trajetória:
Em 1990 Nilson iniciou seu caminho na 91 FM de Formosa , cidade de Goiás bem próxima de Brasília , a emissora terceirizou para uma empresa de propaganda chamada de MPM o serviço de contração de todo o casting de partida, Nilson foi o sétimo selecionado e a emissora contava com apenas seis vagas para locução, sendo assim ele se dispôs a entrar na emissora com outra função e de início seria operador, mas na primeira reunião um dos locutores faltou e de imediato a função de locução estava novamente a mão.
Nilson considera que entrou tarde no rádio, que a idade à época de 24 era considerada por ele tardia e aconselha a iniciar as tentativas de entrada no meio já a partir dos 18.
Por ser opinativo e tendo suas observações adotadas por muitas vezes, recebeu o convite de participar da gestão da emissora com poucos meses de casa, acumulando então a função de locução com o gerenciamento da rádio.
Os passos seguintes foram a sua entrada nos Diários Associados por Brasília, grupo que compreende um conglomerado de mídias comunicativas em todo o Brasil, o D.A. conta com rádios AMs, FMs, TVs , jornais e portais de internet, então via 105 Fm de Brasília, hoje sobre a nomenclatura “Clube FM” , a construção da imagem de gestor por tais caminhos o lançaram a porta do empreendimento em freqüência modulada dos Diários Associados em Natal
A primeira vista a escolha pode parecer até desvantajosa por não agraciar um profissional conhecedor do mercado e da cultura local, mas a Clube percebeu que o importante seria implantar o gerenciamento e a formatação rígida na sucursal pelas mãos de quem já estava mergulhado na filosofia da rede, tal formatação acumulava resultados positivos em várias praças de dispares culturas, o que sinalizava o baixo risco da aposta. O conhecimento do mercado e da cultura local são etapas que poderiam ser absorvidas em até um ano antes da operação pelo vindo gestor.
Nilson fala que por meses estudou as emissoras locais , deteve suas observações as três principais FMs e por longos meses conheceu muitos dos locutores que ainda hoje são muito populares em nossa capital.
foto............................................................... ( Paulo Henrique, revelação Clube)
Nilson sabia que de certa forma não seria justo contratar nomes consagrados no mercado local e exigir uma adaptação à formatação de locução e atuação determinada pela rede, por isto optou por buscar nomes que estavam com passe livre para aceitar uma reinvenção.
Em Dezembro de
Hoje, Nilson transparece satisfação com a equipe da emissora, por ter assumido mais funções essa semana, ocupando agora a gerencia geral da Clube Natal (até então Nilson era coordenador artístico), o tempo para a locução foi praticamente eliminado , tendo assim que tomar a decisão de abrir vagas na emissora, o cuidado com a contratação também é uma importante atribuição de momento.
E já nos próximos dias um outro compromisso com a rede o levará a Brasília (momentaneamente) e desta vez para participar de um workshop com Waguinho (Multiplay)..O nome já diz tudo!
Além rede, Nilson informa que muitos aficionados já levantam o nome da Clube até por São Paulo/SP, praça que fisicamente a rede ainda não tem presença, temos então a Internet mais uma vez fazendo o papel de rádios sem limites, da mesma forma que muitos natalenses ouvem a Pan , Metro e a Mix por exemplo.
É intenção firme de Nilson a contratação do IBOPE para uma avaliação do posicionamento das emissoras em Natal, segundo Nilson, o instituto é o único que garante para a emissora um respaldo na busca de anunciantes nacionais, além de finalmente poder demonstrar itens que jamais aparecem nas pesquisas por aqui realizadas, como por exemplo, o número de ouvintes por minuto em diversas faixas de horário.
Inicialmente existe uma disposição da emissora em ratear a contratação do IBOPE de forma que as análises e os resultados mais profundos do levantamento fossem de acesso aos contratantes, mas caso não haja interesse de outras partes, ele garantiu que a Clube faria sozinha a contratação, é válido observar que se a Clube for à única contratante muitas das análises de perfil de público e outras estratificações nas informações serão ferramentas exclusivas dela, sendo de seu livre arbítrio divulgar as demais posições.
Bem !!! Aqui finalizo nossa primeira parte , amanhã retorno com o Clube FM Natal : Nilson Pinheiro (PARTE 2)
Continua ein!