Custom Search

Missão São Paulo : 26/03 na MIX FM


Dia 26 de Março farei um esforço para visitar a Mix FM São Paulo, mas sei que visitas são restritas em emissoras de metrópoles, compreendo perfeitamente tal restrição (segurança, concorrência ou tumulto ), ao que for tentarei de qualquer forma, para quem sabe lá dentro respirar um pouco do que faz mover uma FM de grande porte nos padrões da América do Sul, o tempo é curto e por isso só será possível visitar uma única emissora, neste caso a Mix FM, mas por que? Eu mesmo respondo, dentre as emissoras “Jovens a Mix é a primeira em audiência no segmento , gabaritada com mais de 150 mil ouvintes por minuto, com um total de 3,5 milhões por mês, a posição já é de longa data e sem sobra de ameaça da 89, nem Metropolitana e nem PAN.

O segredo, não é segredo: No “B” sides.

Ou pelo menos ter o talento para saber quando “B” sides pretendem aparecer e tentar eliminar aparições deles no playlist, o engraçado é que as “Jovenspaulistas se imitam muito,mas mesmo assim, temos praticamente posições fixas trimestralmente confirmadas pelo IBOPE, e a Mix destacadamente em primeiro lugar puxando esta fila já por mais de dois anos.

Mix, 89, Metro, Pan e Trans ?

Dentre essas existem diferenças apesar das imitações, mas quem não curte o estilo vai achar tudo igual mesmo, vou ser rápido para citar os destaques.

  • A programação que melhor atende meu gosto pessoal e intransferível é da MIX FM
  • A plástica que melhor atende meu gosto pessoal e intransferível é da JOVEM PAN
  • A marca de rádio Jovem mais forte em todo o Brasil ....Eu ainda acho que seja a JOVEM PAN
  • A 89 carimba excessivamente as músicas, mas pelo menos faz com estilo utilizando carimbos cantarolados com trimbre e melodia exclusivos em cada música(trabalheira ein!)
  • A Transamérica é uma giganta adormecida, o dinheiro não é problema, uma injeção multimilionária não seria surpresa se a vontade de se tornar novamente uma “mega marca jovem” chegasse numa manhã dessas.
  • A Metro voltou a investir muito na modernização da marca, mesmo tendo uma rede embrionária, a Metro já se move como fosse uma tentaculada rede.

E a 97 e Kiss

A Energia FM assim com a Kiss escolheram agradar o segmento do segmento,como diria François, escolheram agradar um público específico e reduzido, mas em compensação sem concorrência, de qualquer maneira estão em posições abaixo das Jovens .

Emissoras exclusivamente dance e exclusivamente rock só funcionam economicamente equilibradas em São Paulo, aproveitando a imensidão que é qualquer pequeno nicho por lá.


Em resumo, escolhi a Mix para visitar porque hoje a considero a Rádio Jovem do Brasil no momento, trazendo um pop abrangente e tragável, sendo assim muito transitável dentro de grande percentual da população, resta saber se a Mix vai permitir olhos potiguares dia 26 por lá!