Custom Search

Qual seria um bom nome para uma FM



Dar um nome para uma emissora é uma missão mais complexa do que possa parecer, até mesmo porque algumas agências são terceirizadas para determinar não só a identidade visual de uma rádio, mas até mesmo opinar sobre o nome, ou seja , o próprio princípio ativo de onde nasce o trabalho visual.

Uma marca é feita para durar muitos e muitos anos, é feita para agregar uma idéia com sua simples citação, além de ter que ser aceita por seu público pretendido.

Já pensou uma rádio popular no Brasil chamada de POWER FM, a FM POW(ER) DA CIDADE, apesar da energia, tal batismo soa fora de contexto, de maneira parecida e destoante seria algo como MIGUCHINHA FM e RÁDIO SUPIMPA se utilizados para emissoras adultas.

Agora olhando aqueles que considero belos nomes de emissoras (ou a habilidade que as empresas tiveram para me convencer disto)

------------------Nomes de "presença":

>Jovem Pan (Rede)– Aglutinando da rádio Panamericana com o foco jovem, também acho o "nome" Panamericana ótimo.

>Transamérica (Rede) – Mesmo com a má fase sempre vou considerar um belo nome para uma emissora.

>Rádio Reis Magos (Natal/RN) – Considero um belo nome, apesar de parecer próprio para uma emissora adulta, talvez a opção para renomear pela freqüência já tenha sido por essa observação.

>Bandnews (Rede) - Não é um nome que se aplica a qualquer estilo de emissora, o “Band” vem de Bandeirantes , mas em rádio ocorre uma feliz coincidência >>>Band = Banda = Faixa (de rádio) temos quase um nome traduzido para "Faixa de Notícias" ,bem no foco ein!

>Manchete (Rio de Janeiro/RJ) – A AM carioca, sempre achei lindo seu dizer "MACHETE AM"

>Verdes Mares (fortaleza/CE)– A cearense traduz bem sua posição.

>Eldorado (São Paulo/SP) – Acho universalmente um belo nome.

Nomes práticos (e legais) :

>Beat 98 (Rio de Janeiro/RJ)

>Vox (Americana/SP`)

>Mix (Rede)

------------------Nomes que eu não engulo:

>O Dia FM !!! (Rio de Janeiro/RJ) - Esse artigo aí o "O" É O Ó DO BOROGODÓ ... Mas é a super FM do Rio em termos de audiência.

>Gosparima (Belo Horizonte/MG) - Pode ser uma questão puramente regional, quem sabe um dia me acostume o nome da emissora.

>Menina FM (Balneário Camboriú/SC) – Já se imaginou na menina? Trabalhando ( comunicando )... Ufa ... Acho que me sai!

------------------Nomes triviais:

Rádio Cidade , Metropolitana (são dos mais comuns, muito utilizados por emissoras sem qualquer relação e isto não seria um plágio por uso intenso e comum, ninguém é pai da criança) , além do nome “freqüência” , muito usando como recurso para facilitar a busca no dial, mas juro que acho mais bonito um nome criado.

------------------Nomes que eu achava belos, mas em dado momento a coisa ficou estranha:

No meu caso cito como exemplo a Calypso Fm (Emissora Adulta de Fortaleza/CE).Tenho certa que a culpa é da banda (rsrsrsrs) por minha nova impressão.

------------------Nomes épicos (também acho legais, mas podem soar estranhos para outras pessoas)

>Dragão do Mar (Fortaleza/CE)

Existem também os nomes “tradicionalizados” que pela força da emissora tornaram-se grandes marcas, a impressão é que qualquer nome que estas adotassem seria um nome incrível.

>Bandeirantes

Você é criativo? Quais os nomes que você criaria para uma emissora popular, pop e adulta?