Custom Search

Engenharia de Mídia -Qual é o preço da sua marca no rádio?

Barato e caro são valores relativos e não absolutos, como por exemplo comprar uma caixa de fósforos por R$ 20,00 é logicamente um valor caro demais, já comprar um carro (em bom estado) por R$ 20,00 é irracionalmente muito , muito barato.

O que acontece hoje em dia com muitos anunciantes é justamente a falta de parâmetros sobre inserções em rádio, com qualquer primeiro valor mostrado , eles assumirão que é caro e pode ser reduzido, Natal é paraíso para os anunciantes e eles não vão valorizar isso, trago aqui algumas comparações de práticas de preços com inserções em João Pessoa e Fortaleza, a primeira tem cerca de 90 mil habitantes a menos que Natal e segunda é uma das grandes metrópoles brasileiras com perto de 2,5 milhões de habitantes

Comparação trivial

Natal tem 1,15 vezes a população que João Pessoa

Fortaleza tem 3,1 vezes a população de Natal

O valor da inserção de 30´´da Clube FM João Pessoa (08h00 às 11h00) é de R$ 80,00

O valor da inserção de 30´´da 93 FM Fortaleza (08h00 às 11h00) é de R$ 176,00

Tabela

93 FM Fortaleza (30´´) cobra 2,2 vezes o valor da Clube João Pessoa (30´´)

Média de ouvintes por minuto da Clube FM João Pessoa : 13.750 ouvintes/min

Média de ouvintes por minuto da 93 FM Fortaleza : 127.701 ouvintes/min

Audiência

93 FM Fortaleza tem audiência absoluta equivalente a 9,28 vezes a da Clube João Pessoa

Anuncio per capita (ouvinte minuto*)

Clube FM João Pessoa:

Inserção /ouvinte = R$ 80,00/ 13,750 = 0,0058 R$/ ouvinte

É como se o anunciante pagasse meio centavo por ouvinte , é muito mais barato que distribuir material impresso que tem a leitura 10% dos que recebem e ainda poluem as ruas

93 FM Fortaleza:

Inserção /ouvinte = R$ 176,00/ 127.701= 0,0013 R$/ ouvinte

É como se o anunciante pagasse um milésimo de real por ouvinte , e repetindo é muito mais barato que distribuir material impresso que tem a leitura 10% dos que recebem e ainda poluem as ruas

* o ouvinte minuto é população válida da audiência para um cálculo realista sobre investimento e retorno.

Complementos:

Natal : População 798.065 hab. est. IBGE/2008

João Pessoa: População 693.082 hab. est. IBGE/2008

Fortaleza : População 2.473.614 hab. est. IBGE/2008 [2]

Resumo: Clube FMJoão Pessoa

Ibope 2008- Ambos os sexos entre 05h00 às 00:00

Share entre as rádios: 18,5%

Média de ouvintes por minuto: 13.750

Valor de 30´´ entre 08h00 às 11h00 : R$ 80,00

Fonte: http://www.clubefmpb.com.br/comercial/tabela_precos_clube-fm_2008.pdf

93 fm – fortaleza

Ibope 2008

Ambos os sexos entre 05h00 às 00:00

Share entre as rádios: 30%

Média de ouvintes por minuto: 127.701

Valor de 30´´ entre 08h00 às 11h00 : R$ 176,00

Tabela / fonte : http://verdesmares.globo.com/downloads/tabelafm.pdf

Ibope / fonte:

http://www.fm93.com.br/wp-content/uploads/2008/12/1108.pdf

Outro exemplo

Rádio Tambaú (João Pessoa)

Rotativo entre 06 e 19 horas

Determinado

Testemunhal

R$ 78,00

R$ 104,00

R$ 156,00

Índices de conversão de secundagem sobre o custo de 30"

  • 05" - 25% 15" - 70% 45" - 150% 60" - 200%


Para complementar quer vou inserir um trecho do Daniel Starck em uma matéria do tudoradio que trata também de diferenças entre praças no Sul/Sudeste(vale a pena ver o texto completo)

“Em Curitiba uma rádio cobra 130 reais por uma inserção de tempo determinado. Ok! Fatura muito bem mais tem um break mais longo, nada que a prejudique. Porém em Campinas, cidade com praticamente o mesmo porte, temos uma rádio que pratica a tabela de preços de São Paulo, com inserções acima de 400 reais. Ela fatura o dobro que a de Curitiba e tem um break bem menor.

Erro em Curitiba? Acerto em Campinas? Não necessariamente. As duas rádios tem visões diferentes de ganhar com o comercial.”

Link para a matéria completa : http://www.tudoradio.com/colunas.php?materia=150



E você como anunciante, já parou para pensar que quanto mais barato às inserções se tornarem, mais seus concorrentes entrarão no rádio, até mesmo no mesmo bloco comercial, e você será uma gota no oceano, será que não é hora de concordar com os preços de mercado, e mesmo assim o meio rádio será ainda muito barato, será que não vale a pena pagar mais para fazer parte de um break de 4 minutos, onde o ouvinte terá paciência de ouvir as 7 ou 8 marcas dessse intervalo , ou é de sua preferência ser uma das 400 marcas do break, serás lembrado assim?

Acredito que as agências de propaganda devem procurar as emissoras e buscar um ajuste técnico, isso ajudaria a capitalização de setor de anúncios, maior qualidade e melhor remuneração dos profissionais envolvidos, lembrem rádio funciona e é uma via de duas mãos , é importante que realmente todos ganhem de maneira justa.

Para finalizar vamos ver realidades distantes, com valores realmente impraticáveis no nível local.
Rio
de Janeiro/RJ (praça de população acima dos 10 milhões de habitantes)

Preço de Tabela do comercial de 30 segundos, rotativo, das 07h00 às 19h00 ( tabela de Fevereiro de 2007)

Nome

Tipo

Cidade

UF

(R$)

Data

Telefone

93 FM - 93,3

FM

Rio de Janeiro

RJ

157

fev/07

21 3891-9348

98 FM - 98,1

FM

Rio de Janeiro

RJ

655

fev/07

21 2555 8282

ANTENA 1 FM - 103,7

FM

Rio de Janeiro

RJ

330

fev/07

21 2542-4596

BANDEIRANTES AM - 1360

AM

Rio de Janeiro

RJ

345

fev/07

21 2586-9523

BANDNEWS FM - 94,9

FM

Rio de Janeiro

RJ

355

fev/07

21 2586-9509

CARIOCA - 710

AM

Rio de Janeiro

RJ

40

fev/07

21 2220 5044

CATEDRAL - 106,7

FM

Rio de Janeiro

RJ

280

fev/07

21 3231 3550

CBN - 860 - 92,5

FM

Rio de Janeiro

RJ

1158

fev/07

21 2555 8282

COMUNICADORA FM 104,5

FM

Rio de Janeiro

RJ

112

fev/07

21 2242-9245

COPACABANA - 680

AM

Rio de Janeiro

RJ

81

fev/07

21 2582-0189

DIF. BOAS NOVAS - 1320

AM

Rio de Janeiro

RJ

12

fev/07

21 2576 3049

FM 105,1

FM

Rio de Janeiro

RJ

140

fev/07

21 2582-0189

FM O DIA - 100,5

FM

Rio de Janeiro

RJ

660

fev/07

21 2222-8439

GLOBO AM - 1220

FM

Rio de Janeiro

RJ

1584

fev/07

21 2555 8282

JB FM - 99,7

FM

Rio de Janeiro

RJ

450

fev/07

21 3233 7140

MEC AM - 800

AM

Rio de Janeiro

RJ

70

fev/07

21 2117-6802

MEC FM - 98,9

FM

Rio de Janeiro

RJ

200

fev/07

21 2117-6802

MELODIA FM - 97,3

FM

Rio de Janeiro

RJ

585

fev/07

21 3325-9700

MPB - 90,3

FM

Rio de Janeiro

RJ

390

fev/07

21 2586-9510

NACIONAL - 1130

AM

Rio de Janeiro

RJ

170

fev/07

21 2253-7766

NATIVA FM - 96,5

FM

Rio de Janeiro

RJ

500

fev/07

21 2126-2436

PARADISO FM - 95,7

FM

Rio de Janeiro

RJ

385

fev/07

21 2105-1000

RIO DE JANEIRO - 1400

AM

Rio de Janeiro

RJ

90

fev/07

21 3396-5252

SUPER RÁDIO TUPI 1280

AM

Rio de Janeiro

RJ

1290

fev/07

21 2126-2421

TRANSAMÉRICA

FM

Rio de Janeiro

RJ

375

fev/07

21 3878-2211

São Paulo (praça de população acima dos 20 milhões de habitantes)

( tabela de Março de 2007) Preço de Tabela do comercial de 30 segundos, rotativo, das 07h00 às 19h00.

Nome

Tipo

Cidade

UF

Pr (R$)

Data

Telefone
Comercial

Alpha

FM

São Paulo

SP

1200

mar/07

11 3016-5811

América

AM

São Paulo

SP

320

mar/07

11 5089-1155

Antena 1

FM

São Paulo

SP

920

mar/07

11 3038-8000

Apolo

FM

São Paulo

SP

280

mar/07

11 3936- 5054

Band

FM

São Paulo

SP

756

mar/07

11 3131-7418

Capital

AM

São Paulo

SP

2860

mar/07

11 3053-1040

CBN

FM

São Paulo

SP

3176

mar/07

11 3824-3200

Cultura

FM

São Paulo

SP

260

mar/07

11 3874-3080

Eldorado

FM

São Paulo

SP

870

mar/07

11 2108-6772

Eldorado

AM

São Paulo

SP

850

mar/07

11 2108-6772

Energia 97

FM

São Paulo

SP

360

mar/07

11 2184-9797

Gazeta

FM

São Paulo

SP

655

mar/07

11 3170- 5830

Globo

AM

São Paulo

SP

2090

mar/07

11 3824-3200

Imprensa

FM

São Paulo

SP

474

mar/07

11 3288-1065

Jovem Pan

AM

São Paulo

SP

1501

mar/07

11 3285-4525

Jovem Pan 2

FM

São Paulo

SP

1325

mar/07

11 3253-3567

Metropolitana

FM

São Paulo

SP

900

mar/07

11 3285-3316

Nativa

FM

São Paulo

SP

735

mar/07

11 3131-7418

Nova Brasil

FM

São Paulo

SP

960

mar/07

11 3251-3699

Transamérica

FM

São Paulo

SP

1080

mar/07

11 3024-5826

Tupi

FM

São Paulo

SP

860

mar/07

11 3016-5999

Tupi

AM

São Paulo

SP

960

mar/07

11 3016-5999

Fonte das tabelas: RADIOGAGA BR