Custom Search

Engenharia de Mídia (parte II)

Em prosseguimento ao artigo anterior – Qual é o preço de sua marca no Rádio?

Aproveito aqui para trazer um comparativo entre o maior mercado radiofônico da América Latina (São Paulo/SP) , emissoras do interior do Rio Grande do Norte e até mesmo emissoras de Natal (já que as simulações que farei são extensivas para qualquer porte), logicamente os valores em São Paulo /SP são os maiores, mas tem uma coisa que compatibiliza as dimensões da megalópole com o padrão de valores para qualquer mercado, e é isto que chamamos de Custo Por Ouvinte, para esta comparação vou escolher uma emissora de CPO* mais barato, neste caso a TUPI FM foi a selecionada.

Verifico que o custo para atingir um ouvinte anunciando na Tupi FM de São Paulo é de R$ 0,004 ( quatro milésimos de real), posso transportar essa per capita para por exemplo São José de Mipibu/RN por meio da Rádio Olho D`água FM, a população atingida pelo sinal da emissora potiguar é de 25 mil habitantes, o número de Ouvintes Por Minuto gira em torno de 1,500 ouvintes /minuto

Dados auxiliares para o cálculo:

Emissora: Tupi FM --- Ouvintes por minuto : 196.349 --- Valor da veiculação 30´´: R$860

Custo por ouvinte: R$ 860 / 196.349 ouvintes por min =R$ 0,00438 ( pouco mais de 4 milésimos por ouvinte)

Ranking em São Paulo: 1º

Outro exemplo

Emissora: Alpha FM --- Ouvintes por minuto : 100.057 --- Valor da veiculação 30´´: R$ 1200

Custo por ouvinte : 11,99 (perto de 1,2 centavos por ouvinte)

Ranking em São Paulo: 10º

*Fontes de valores e audiência: Site Radioman, Revista Imprensa, Mapa da Mídia, Meio e Mensagem e site das emissoras

Cálculo Nº 1

Para a emissora potiguar temos a seguinte simulação

> 6 chamadas(30´´) por dia, durante 30 dias, teríamos então um total de 180 chamadas

Cálculo Nº 2

>Tomando por base o custo por ouvinte com o valor de :R$ 0,004 (custo por ouvinte de 4 miléssimos de real)

>Na situação escolhida (Rádio Olho D`água FM) temos cerca 1.500 ouvintes por minuto, o valor por chamada caso CPO utilizado seja de R$ 0,004 é : 1.500 x 0,04 = R$ 6,00 (por chamada)

>Valor para as 180 chamadas = 180 x R$ 6,00 = R$ 1.800 (claro que este valor é fora de contexto e muito exagerado sob ponto vista local, mas é bom verificar o quanto é barato anunciar no rádio)

Para esclarecer, o valor cobrado localmente (RODFM) é R$ 150,00 por 180 chamadas o que corresponde a um custo por ouvinte perto de R$ 0,0005 ( 5 milionésimos de real)

Ou seja gastar um real corresponde ao valor investido para atingir 2.000 ouvintes , 2000 ouvinte ao custo de R$ 1,00..... você pagou R$ 1,00 e 2000 pessoas te ouviram!

R$ 1,00 é um valor insuficiente para confeccionar 2.000 panfletos (que não serão lidos por 2000 pessoas, muitos destes vão direto para as ruas calçadas, vão ser lixo, poluição)

*Para um entendimento melhor, digo que o Custo Por Ouvinte é o valor investido por um anunciante numa emissora, dividido pelo número de ouvintes da mesma com base na audiência média naquele minuto.

Outro exemplo

Pagar R$ 100,00 , por um único anuncio de 30´´, numa emissora de audiência estimada de 10.000,00 ouvintes/minuto , significa ter um custo por ouvinte de R$ 0,01/ouvinte (um centavo por ouvinte ) :::: R$ 100,00/ 10.000,00 ouvintes

A conclusão já há muito percebida até mesmo por leigos é que anunciar em rádio é muito barato, aqui tento quantificar o quão é barato isto é , espero ter conquistado uma visão mais carinhosa para o rádio com estes números.

Se você pudesse gastar um centavo para que alguém soubesse da existência de sua empresa ou produto você gastaria e acharia barato...A rádio de sua cidade cobra bem menos que isso... Faças as contas!!!