Tenho o costume de gastar minhas baterias de fim de noite lendo uma revista digital americana, falo aqui da Radio World online
( http://www.nxtbook.com/nxtbooks/newbay/rw_20090301/ )
Logicamente a revista é sobre radio e suas tecnologias, tudo com o foco nos Estados Unidos, mas existem novidades em várias seções desta revista que mais cedo ou mais tarde chegarão as grandes, médias e algumas poderão até mesmo chegar às pequenas rádios brasileiras, sinto que o Rio Grande no Norte poderá contar logo com a tecnologia digital nas emissoras da capital , isto independente do sistema adotado (hoje caminhamos para o HD Radio), e este é um assunto corriqueiro nas edições da RW ....Claro que muita coisa boa teríamos por lá sobre o IBOC, então fui procurar algo que alimentaria um pouco mais o que sabemos sobre o assunto
O HD Radio
É uma tecnologia que luta para ter espaço no Brasil, o sistema é IBOC da Ibiquity conhecido como HD Radio, há poucos meses atrás o ministro das comunicações deu declarações carregadas de preocupações e receios sobre a eficiência/custo da novidade.
Nada melhor para dizer se o HD Radio funciona ou não do que ir direto naqueles que já usam o sistema e perguntar (ou encontrar o que eles já responderam para alguém)
Como existem muitas questões sobre o HD Radio e o assunto poderia se tornar cansativo e confuso, decidi mostrar algumas opiniões de quem já transmite, mas de forma mais sucinta tendo especial atenção sobre a nova cobertura e as interferências , isto porque muito mais que o sistema analógico, a emissão RF no Iboc por características próprias da largura usada para portar o sinal, é notoriamente de difícil controle sobre os espúrios.
Para um bom respaldo nas respostas achei ideal algumas percepções de Steve Johnston, diretor de engenheiros e operações da rede Wisconsin Public Radio (WPR)
Vamos aos trechos dessa matéria:
Steve Johnston: Quando a Wisconsin Public Radio decidiu implementar o HD Radio, o grupo queria tudo : “Fidelidade de áudio para as nossas estações AM, redução do multipath (múltiplo caminho dos sinais ) nas nossas estações FM e a oportunidade de adicionar canais de programação.
When Wisconsin Public Radio decided to implement HD Radio, the organization wanted it all: "Audio fidelity improvement for our AM stations, reduction of multipath distortion on our FM stations and the opportunity to add additional channels of programming," says Director of Engineering and Operations Steve Johnston.
Desde o início da atualização (HD) em 2006, iniciando sobre a bandeira WHA(AM) em Madison e WLSU(FM)
Since WPR began upgrading in 2006, beginning with flagship WHA(AM) in
Steve Johnston :“Eu estou muito satisfeito com nossa habilidade de usar nosso espectro existente para levar tantas melhorias para os nossos ouvintes” , ele informa que todas as 3 metas das HD rádios mencionadas acima foram atingidas (qualidade no áudio AM, redução do multipath e novos canais)
"I am very pleased with our ability to use our existing spectrum to deliver such an improvement to our listeners,"
Por anos a WPR tem gerado a rede Ideas, com programação de debates, e a NPR News & Classical Network . O HD Radio tem provido à WPR a habilidade de adicionar o seu próprio HD2 Classical Servive .
For years WPR has been providing the Ideas Network, with its talk programming, and the NPR News & Classical Network. HD Radio has provided WPR the ability to add its own HD2 Classical Service.
O HD Rádio tem feito uma grande diferença à WPR na Maior cidade do Wisconsin , Milwaukee. “ Nós nunca fomos capazes de ter mais de uma estação em Milwaukee, adicionando o HD para aquela estação nos foi permitido dar outro serviço lá pelo canal duplo de transmissão, e isto é uma grande oferta. Existem milhares de pessoas ouvindo (o serviço HD Radio) em Milwaukee baseado nos comentários que fiz.”
HD Radio has made a big difference for WPR in
Ele disse que WPR estava um pouco frustrada com a “ pouco confiável natureza de alguns de nossos HD exitadores, importadores e exportadores". ele disse a maioria dos problemas estavam relacionados com o uso do Pc assim como o fundamento do sistema.”
He said that WPR has been a bit frustrated with the "unreliable nature of some of our HD exciters, importers and exporters." He said most of the hassles with gear are related to the use of PCs as the foundation of the system. "We are really looking forward to the introduction of dedicated hardware for HD generation."
Ele ver uma diferença na performance entre os sinais AM e FM: “A cobertura digital de nossas estações AM são aproximadamente equivalentes a mesma área livre de ruído (interferência ) atingidas pela analógica, Mas o sinal digital FM não cobre tão bem. Isso é especialmente verdade em algumas de nossas estações de Debate (Talk Rádios), que trabalham em modo analógico e mono a maior parte do tempo”
He does see a difference in performance between AM and FM signals: "The digital coverage of our AM stations is roughly equivalent to the noise-free analog area, but the FM digital signals do not cover as well. This is especially true on some of our talk stations, which we run in analog mono most of the time."
Johnston apoia experimentações com um aumento de potencia nas FM´s ( digital)
“Minha impressão é que a industria será capaz de aumentar a potencia do sinal digital para alguns degraus, tal vez para 4 ou 5 %, mas de forma alguma para 10 % (de potência usada na irmã analógica) , sem séria interferência ao nosso próprio sinal analógico em muitas rádios . Tal vez a escolha final pode ser uma decisão de licença , e cada estação pode selecionar o nível que melhor se ajuste as suas necessidades, baseadas sobre os testes publicados.”
Ele disse que a WPR teve que educar os ouvintes proprietários do novo HD Radio para entender as peculiaridades do recebimento do sinal digital,"Nós trabalhamos nos ouvintes que dizem : nós podemos ouvir as estações analógicas, porque não posso ter a digital? Isso precisa de um pouco mais de enfoque , um pouco mais de busca com a antena e coisas do tipo.” A WPR mantem um linha de ajuda para tais ouvintes.
He said WPR has found that it takes listener education for new HD Radio owners to understand the peculiarities of receiving the digital signals. "We do run into listeners who say: 'We can hear that regular analog station, why can't I get that digital?' It takes a little more effort, a little more playing around with the antenna and things." WPR maintains a help line to help those listeners.
Mas Johnston disse que a fraqueza número um do HD Radio é o mercado receptores, que ele descreve como quase zero . Parte do problema que ele descreveu é que nomeando a nova tecnologia com HD Radio, isto remete a informação sobre HDTV. Mas ele também condena as lojas de eletrônicos, “existe uma total carência de educação dos vendedores e carência de estoques de HR Rádios”
But
Ainda , Esforços da WPR estão ganhando tração
Still, WPR's efforts are gaining traction in
Johnston disse que não será surpresa para ninguem saber na história da WPR que ela seria pioneira
Esta reportagem (inglês) foi realizada por Craig Johnston , da RWonline
Para um link direto para à matéria acesse http://rwonline.com/article/75200 (inglês)
Espero que a curiosidade acompanhe sempre vocês!