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Telefone: O (pior ) programador da emissora.

Um grande perigo para toda emissora independente de seu estilo é justamente o telefone , ter uma programação baseada na maior parte do tempo no atendimento dos pedidos telefônicos pode justamente desagradar a maioria dos ouvintes.

Itens a serem considerados

  • Diferentemente de uma pesquisa cientificamente dirigida, o levantamento telefônico por recebimento de ligações foge muito a um retrato estatístico do desejo do público alvo, o telefone pode ser aliado para um levantamento, mas desde que siga o caminho inverso, ou seja, nos institutos de pesquisas o levantamento do desejo da audiência é feito com o ato de ligar para o público de perfil pretendido e assim obter respostas coerentes e não viciadas.

  • O atendimento por telefone é vital para a conquista do ouvinte, mas ele não pode controlar mais de 20% da programação, lembre que existem indivíduos “malas de telefone” que praticamente desejam “seqüênciar” o dia todo, tudo que vai ser executado, cuidado com este tipo de “ouvinte”, são clássicos e conhecidos de várias rádios, sempre pedem a mesma música ou linha de músicas, costumam tomar conta de uma boa faixa do horário até conseguir pelo menos serem atendidos por 3 ou 4 vezes....hummmm......pois é , atenda um e desagrade 20 mil.

  • As emissoras ecléticas são as que mais tendem a ter a programação “quebrada” com essas ações já que não existe argumento válido se a emissora se diz eclética.

Outro item na programação: falta de cadência e/ou falta de foco.

Exemplificando como o programador tem que ter tino e como a falta do mesmo pode trazer prejuízos, Imagine a seguinte seqüência para absorver o que pretendo dizer:

Seqüência considerada para um emissora X.

Beber, cair e levantar ( aviões do forró ) ;

Cedo ou tarde (Nx Zero) ;

Borboletas (Victor e Léo)

Teorizo que exista o seguinte movimento no público que chegou a sintonizar essa emissora (que executou a seqüência a cima)

-Temos um tipo de público que acompanhou a música “ Beber, cair e levantar ( aviões do forró )” , bem este é o publico mais popular e super característico do Nordeste, composto principalmente pelas classes C, D e E.

-Este mesmo público abandona a emissora nos primeiros segundos de execução da música “Cedo ou tarde (Nx Zero)” que possui fãs de faixa etária mais reduzida e é composto por parcelas das classes A, B e C, e levando em consideração que muitos destes não gostam da “Beber, cair e levantar ( aviões do forró )” não havia então público remanescente do ínicio da seqüência e a emissora só pesca eventuais zappings migrados por acaso, já que a maioria do público do Nxzero não teria como adivinhar que sua banda de rock jovem agora toca na emissora que instantes atrás tocava Forró.

-Continuando temos a terceira da seqüência que é um sertanejo moderno que possui público com características semelhantes à primeira música executada, mas o público da primeira foi “convidado “ a sair da sintonia com a execução da segunda banda, e agora os eventuais ouvintes que foram pescados pela forma mais causal possível ( o zapping) durante “Cedo ou Tarde” tendem em sua maioria a não se agradar com as “Borboletas (Victor e Léo)” e dessa forma mais uma vez o processo de ouvintes pára-quedas são a única maneira de continuar com a base da audiência.

Na verdade aqui tivemos uma música atrás da outra, matando um público atrás do outro, pois quem gostava da anterior se desagradava com a seguinte, e os fãs da seguinte não sabiam que ela estava sendo executada na mesma emissora que 4 minutos atrás tocava a música que eles mais abominavam.

E isto, todas as músicas do exemplo da seqüência mostrada têm sim muitos admiradores ,cada uma delas possui uma resposta de sucesso no seu público, mas como a emissora não carrega uma bandeira definida na programação, então não existe qualquer sinal de fidelidade aqui.

respostas do orkut : http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=4836048&tid=5294185222631567589&start=1

Saldanha - 95 Fm

Programação Musical

"Ví no Blog do Ricardo Gurgel, http://rnradio.blogspot.com um artigo sobre Telefone e suas influencias na programação musical de uma emissora.
Concordo com tudo que o citado artigo Raciocinou sobre o assunto. E ja que o assunto é programação musical quero acrescentar 5 pontos sobre "teleprogramação".
1º- Não se mede audiencia pelo número de ligações recebidas.
2º- Rádios de menor audiencia, também recebem muitas ligações.
3º- As ligações apenas ajudam a montar uma grade musical.
4º- Ligações são importantes para se situar, saber onde a emissora alcança, onde a mesma não chega.
5º- O telefone ajuda também ao programador músical a saber quais as músicas que estão em evidencia."


Hora do Recreio : Morandi Angels ( o bom pop italiano nos moldes do Double You)