O nível de exigência só tende a se intensificar com a abrangência de uma emissora e com perfil de público que ela procura atender.
Na estratificação das categorias em que as rádios geralmente se apresentam no Brasil, temos em uma mesma cidade vários níveis de exigência do público, a tolerância é variável e natural.
Se você verificar a maneira de agir de uma emissora popular, perceberá que ela atua no varejo, sempre muito presente em eventos de massa , shows de ingressos baixo custo, seu alvo é o grande público, digamos as “formigas operárias” que fazem o formigueiro parecer ter ainda mais vida , é uma emissora supermercado, onde os ganhos vem da multiplicidade de anunciantes e cada um deles tem uma plataforma de sustentação baseada em milhares de clientes de camadas populares, então é de se esperar que seja uma rádio com pastas comerciais mais alongadas e mais diversificadas , mas com preços mais acessíveis em suas inserções.
Vamos verificar os principais segmentos do rádio no Brasil.
Emissora popular
Fidelidade: Talvez esse não seja o forte do público da emissora, mas pelo menos a mesma volatilidade que tal público tenha de sair de uma sintonia , garante que ele retorne para mesma até em questão de poucos minutos, e sua flutuação se restringe apenas as emissoras também populares , ou seja , teremos um zapeado limitado a 4 ou 5 emissoras
Tolerância: Errar e/ou nem falar o título de uma música internacional, coisas desse tipo geralmente passam despercebidas ou são relevadas pela audiência, diria que neste aspecto é um público que geralmente nem percebe as falhas e quando percebe costuma “perdoar” , mas claro é importante que o locutor independente disso busque não falhar, pelo menos na própria língua.
O locutor popular: Mesmo que a emissora seja voltada para um público vindo de uma escolaridade com mais deficiências , é dever social a locução responsável com a língua portuguesa , o estudo para o locutor também é importante pela visão de mundo, o que pode evitar que este não seja alienado e tenha horizontes além da locução popular, como por exemplo a capacidade de se adaptar inclusive a outras modalidades da comunicação : apresentação de cerimônias ,eventos ou outras modalidades de rádios.
Emissora Adulta – Classe A
Fidelidade: As características de fidelidade mudaram um pouco desde que as novas tecnologias assumiram o lugar de rádios non-spot, isso porque é um público de alto pode aquisitivo que pode possuir os mais diversificados equipamentos de estocagem e execução musical e ainda por cima personalizáveis, uma seqüência gigante de músicas e poucos comerciais eram os grandes diferenciais até o fim dos anos 90 para tais emissoras e garantiam a audiência ( hoje um algo mais é necessário para que a emissora não seja apenas um Ipod em FM), naquela época e por este motivo ( o non-spot) o público Classe A e B eram cativos e se mantinham na audiência mesmo no curto trecho de intervalo comercial , até porque em muitas praças e até hoje em algumas grandes cidades do Brasil não é difícil encontrar uma única emissora adulta para servir a região, o anunciante paga caro pelo pequeno espaço disponível na emissora que possui a audiência de maior poder aquisitivo dentre todos os segmentos.
Tolerância: É emissora de pouquíssimas palavras então “tem-se pouco a errar”, de certa forma o pouco blá, blá, blá é para manter aura non- stop , muitas vezes a locução é pré-gravada , costuma ser extremamente “redonda” , existem emissoras adultas que enxugam até demais suas operações , de maneira que o quadro pessoal é reduzidíssimo.
O locutor Classe A : Por vezes para atender a musicalidade da emissora o timbre de voz veludo possante, português claro e super articulado são as características mais comuns e que fazem uma emissora adulta ser reconhecida, isso e o amplo conhecimento de mundo (estudo, estudo e estudo) casam geralmente bem.
Emissora Pop/Jovem
Fidelidade: Um ponto forte para as emissoras pop´s é justamente a intolerância de seu público a estilos populares oferecidos pela maioria das emissoras concorrentes, o público gosta realmente de mostrar que é fã da emissora , usam como bandeira para dizer ...Eu gosto é disso, como característica do público a boa formação acadêmica e o poder aquisitivo deixam a emissora atrativa para anunciantes de maior peso assim com o tende as adultas.
Tolerância: É um público intolerante as falhas, prestam muita atenção a audibilidade da rádio, a nitidez, a distorções e/ou palidez que a emissora apresente, costumam ter um belo equipamento de áudio tanto em casa quanto em seus automóveis , e por isso conseguem realmente perceber o quão bom ou quão ruim é o “som” de cada rádio, como perfil deste público possuem boa formação acadêmica e muitos dos componentes têm cursinho de inglês bem feito e/ou viagens no currículo, naturalmente por isso são mais antenados , pois notam mesmo os mínimos escorregões na língua mãe do pop mundo (Inglês) e ainda mais na nossa língua mãe (Português), e tendo a maioria do playlist em inglês as rádios jovens estão até mais expostas que as adultas, porque o público exige interação, querem locução "bombada", sob o risco de em não atendidos correrem para Ipods e webrádios se não sentirem o “teen spirit” no ar (e não estou falando da música do Nirvana) , promoções , humor e a bandeira da jovialidade (mesmo que presentes em músicas de mais 20 anos) são os motores para a fidelidade, o locutor deve dominar o que fala pois do outro lado uma vigilante audiência que no popular é : Um público que quando não se agrada , mete o pau mesmo!!!!.
O locutor Pop/Jovem: Timbre, agilidade com a voz e com o inglês são aspectos inseparáveis dada a “pegação “ no pé do público, a dica vital aqui é : Nunca tente ser locutor pop se não gosta do pop .
Geralmente quem gosta do estilo naturalmente tem atração por línguas e o inglês já tem raízes no pop fã, a sede por mundo também é marcante! é realmente profissional da voz super curioso!
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Hora do Recreio : Elena Gheorghe - Te Ador (original version)