Saindo um pouco do eixo da grande Natal, nesta segunda, dia 22 de Dezembro, fui a Mossoró respirar os ares do oeste potiguar e sentir “in loco” a diferença entre as duas maiores cidades do estado no quesito rádio, e eu não sairia satisfeito senão encontrasse uma lenda viva e polêmica do rádio Potiguar , estou falando dele mesmo : SALDANHA
Chegando na Abolição FM (95,7 Mhz) de Mossoró, Saldanha nos recebeu com imensa alegria, e nos mostrou as dependência da emissora que opera no centro da cidade e envia o sinal via link para uma torre distante 7 quilômetros dali, e um Orbsonic é a caneta para assinatura sonora da Abolição FM, nesta ferramenta comunicativa , Saldanha o nosso primeiro foco de viagem estava disponível para um papo aberto.
Mossoró é uma cidade que se mostra pujante em muitos aspectos, e Saldanha acha que ela exige gente boa na área do "Rádio", sem medo de errar ele diz que para um comunicador de talento é uma cidade de oportunidades , observando as pastas comerciais das emissoras mossoroenses é fácil verificar a presença da voz do “Sal” com uma intensidade respeitável , a cidade possui um Shopping ainda recente mais com um índice de ocupação já bastante avançado, uma moderna universidade particular com imensa área , estes dois empreendimentos estão em uma região totalmente nova da cidade e em início de urbanização, tudo isso é sintomático do que Saldanha falou quando se referiu como “cidade de oportunidades” para os talentos !
Foi claro o sentido de que ele indicava que Mossoró ainda tem sede de mais pessoas qualificadas para o rádio local. Ainda na linha de seu raciocínio, afirmou o que já ouvi de outras pessoas enquanto eu estava lá, e elas diziam sobre as AM´s locais : Em Mossoró as AM´s são veículos muito fortes , tão fortes que podem bater a audiência de nossas FM´s.
Saldanha já se enraizou bem na cidade, propostas para sair de Mossoró vem e vão, mas nenhuma foi realmente tentadora para que ele abandonasse seu atual estilo de vida, a Mossoró adotada por Saldanha já o seduziu , mas ele se diz sempre disposto a ouvir uma boa proposta!
Resumo dos veículos de comunicação mossoroenses : A cidade tem 2 canais de tv locais a tv Mossoró que recebe sinal da rede Genesis de Brasilia e que tem uma audiencia grande em sua programação local. tem o canal 10 da tv cabo que opera com uma qualidade incrível e que temos 4 jornais diários: Gazeta do Oeste, Jornal de Fato, o centenário Jornal "O Mossoroense" e o vespertino correio da tarde que ousou colocar duas redações, uma em Natal e outra em Mossoró.
E destacasse o pessoal de rádio AM como a apresentador J. Regis das manhãs da difusora, os apresentadores, Seu Juvenal do Forró do Juvenal da 95 Fm e Seu Mané da Rádio Rural que tem quase 40 anos no ar fazendo"A hora da qualhada" no horário da tarde.
a cidade conta 3 FM´s :93 Resistencia, 105 Santa Clara,e Abolição 95.
4 AMs :Tapuio(RPC), difusora, rural e libertadora
Um característica bem intensa em Mossoró é uso dos links RF durante toda semana e em vários momentos da programação por AM´s e FM´s , o que gera uma lotação continua nos canais dos links .
Um talento local que pude observar (ouvir ) foi a Locutora “Clara Jordany” que estava comandando a tarde desta segunda na Abolição FM, com voz límpida e cheia de presença com características próprias para uma emissora adulta, Clara mostrou-se muito competente para guiar a programação da eclética Abolição, isto mais uma vez reforça a idéia que bater perna é descobrir talentos.
Voltando ao nosso Saldanha, eu o percebo muito intenso quanto a sua sede de não apenas contribuir como locutor, sua visão crítica e criteriosa o faz sentir que a única maneira de eliminar algumas de suas angústias do rádio, seria em um cargo que o permitisse dirigir a programação e o trabalho dos locutores em uma emissora, de maneira que sua aprimorada leitura do anseio do ouvinte seria testada.
Saldanha pondera sobre o imenso poder do programador musical, como fundamental para levar ao céu ou ao inferno uma emissora, esta leitura é algo que não se usa fórmulas ,alguns atalhos podem ajudar, mas o tato do programador é natural .
Saldanha tem opinião formada sobre praticamente tudo em rádio, acha que muitas críticas que ele fez se fossem levadas a sério poderiam corrigir rotas de percurso de algumas emissoras, e que estas estariam gozando de maior saúde financeira e/ou qualitativa com estas adaptações, sabe que é visto com reservas por alguns do meio, justamente por não ter medo de apontar o que considera certo ou errado em rádio, o Sal é a pimentinha especial do rádio potiguar !
Este post continua (ainda tenho muito mais coisas sobre Saldanha e Mossoró que pretendo publicar ainda nesta terça-feira , aguardo vocês)