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Capturando a assinatura sonora das rádios: cada uma emissora tem um gostinho diferente



A maneira mais nítida de perceber como o áudio é variável de uma estação para outra é quando estas transmitem o programa “Hora do Brasil”, daí é só ir trocando a freqüência, então se percebe claramente a diversidade de intensidade e nitidez do áudio, estou fazendo este tópico para servir como dica geral para colegas que gostariam de enviar o áudio das emissoras do interior do estado para o blog, recebi algumas gravações do programa de gravação "Censura", mas gostaria de algo ainda mais próximo da realidade , isto porque algumas das gravações eram capturadas diretamente do console da emissora para o computador , ou seja, não era o mesmo áudio que as pessoas recebiam em casa
( por driblar
o processador de áudio e o sistema de emissão em si, que é mais fechado na gama de 50 hz a 15 khz em FM)

Então vou tentar padronizar a maneira de captar:

Aqui listo alguns dos elementos que podem ajudar na aventura :

  • Microsystem /Minisystem/ 3em1 / 4 em 1 ( ou outro bom receptor, geralmente os gigantes são melhores)
  • Cabos montados com plug P2 estéreo numa ponta e noutra ( cerca de R$ 5,00 é o custo para a montagem em uma loja especializada em eletrônica )
  • Um Pc com um programa de captura (o mais comum é Sound Forge)

A maneira de realizar a captação e gravação é bem simples , no receptor se pluga” o cabo (Plug 2) e o outro plug é conectado na entrada de linha do PC (geralmente na parte de trás do computador), sintoniza-se a emissora e se verifica se o áudio já sai nos fones do computador, caso isto não esteja acontecendo verifique o volume do receptor e da mesma maneira verifique o volume do controle de áudio no computador na pista LINE IN.

O programa de captação deverá ser aberto e nele a verificação dos leds vão nos guiar para o ajuste do volume que deve ser travado no receptor e/ou no controlador de volume do pc, espere por cerca de 2 minutos e tente localizar o teto que o volume da emissora atinge nos leds, o ideal é que nunca atinja O dB(neste nível o alerta de CLIP indica distorção) , eu pessoalmente ponho o nível numa margem segura de -2 dB nos picos .

*Lembro que se a emissora que se tenta gravar, trabalha com processador de áudio , esta não vai apresentar distorções , além de ocorrer pouca variação de volume ,

Já as emissoras que não contam com tratamento adequado do áudio (o bendito processador é fundamental aí) naturalmente apresentarão áudio com imensa variação de volume , áudio pálido e distorcido, por mais adequado que seja sua captação.

A partir daí é só começar a gravar com o programa de seu domínio, depois de verificado o material , é selecionar as partes que mais caracterizam a “cara “ da emissora com o estilo, vinhetas e locuções dentro desta coleta ,

O formato para ser salvo preferencialmente é o mp3 de 160kbps , o tempo de 2 minutos é suficiente para ser ter uma noção da emissora em questão. Daí você pode até enviar este arquivo para o email : ricardogurgelrn@hotmail.com

Lembro que mesmo que você esteja dentro da emissora não servirá o som captado direto do console (mesa de som) , o áudio ainda se transforma muito e em várias etapas até chegar nos equipamentos receptores e estes são os que interessam como referência sonora da emissora, então leve um receptor para dentro da emissora e faça da maneira descrita.

Transmissão ao vivo de uma rádio via Internet

A melhor maneira de transmitir via internet o áudio de uma emissora é justamente o captando da forma descrita , ou seja , mesmo que se esteja dentro do estúdio de rádio, a forma correta de lançar o áudio na net é com o conjunto: receptor+cabo+pc com internet

A explicação para se captar o áudio de um receptor e não diretamente do console (mesa de som), é justamente porque o áudio deve passar pelos ajustes de compressão e expansão dos blocos de equipamentos até a antena transmissora ,o que não é possível se este for captado antes de todas as etapas da transmissão, o que naturalmente seria sentido pelos webouvintes com desconforto seriam: picos de volume, distorções e da palidez do som.

No caso de Webrádios , se faz necessário um processador Virtual (SOFT) para domar a dinâmica do som gerado, o que utilizo vez por outra depois da dez da noite quando substituo a Olho D`água (que sai do ar) é o programa de processamento virtual MBL4.

Aguardo vocês e obrigado pela freqüência no blog !