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Rádio: O Ibope trabalha assim


Coleta de dados e controle de qualidade

As informações colhidas nas entrevistas, armazenadas instantaneamente em computadores de mão, passam por um processo automático de verificação e são transmitidas para o sistema de produção de dados, o que diminui a possibilidade de erros em seu registro.

Para a correta abordagem e aplicação dos questionários, os pesquisadores do IBOPE recebem treinamento específico para a realização das entrevistas. Na etapa de produção de dados é realizada uma nova checagem das informações antes da formatação e disponibilização dos dados no software de análise.

Amostra

A amostra da pesquisa é composta por pessoas com 10 anos ou mais. A distribuição geográfica das entrevistas da amostra é definida com base na divisão censitária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por meio de estudos probabilísticos de composição da amostra com base na representatividade da população e no tamanho da população pesquisada.

A montagem da amostra obedece a critérios estatísticos no que se refere a sexo, ocupação, idade e zona geográfica.

As pesquisas de Internet, TV por Assinatura e Telefonia são realizadas em determinados períodos com o mesmo entrevistado, logo após a entrevista a respeito da audiência de Rádio e leitura de Jornal.

Como é realizada a medição de audiência de Rádio?

O IBOPE pesquisa continuamente as nove principais capitais brasileiras. Cinqüenta outros importantes mercados são estudados de duas a quatro vezes por ano. A pesquisa é feita através de amostras móveis, utilizando a metodologia Recall (ou Retrospectiva) para registrar o comportamento de cada indivíduo nos dois dias anteriores à entrevista. Cada entrevistado responde quais emissoras ouviu, em quais horários, por quanto tempo e em quais locais.

Além da audiência de rádio, são registradas informações pessoais sobre o entrevistado (sexo, idade, escolaridade, onde mora, posse de bens para classificação econômica), para análises em públicos específicos (targets) e zonas geográficas.

As informações são registradas em hand-held (computador de mão), que substituíram os questionários em papel. Todos os dados das entrevistas ficam registrados em computadores de mão, possibilitando a crítica automática e a transmissão direta das informações para o sistema de produção de dados.

O IBOPE mede a audiência de Rádio em todo o Brasil?

O IBOPE pesquisa continuamente as nove principais capitais brasileiras: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba, Grande Salvador, Grande Recife, Grande Fortaleza, Distrito Federal e Grande Belo Horizonte. Cinqüenta outros importantes mercados são estudados de duas a quatro vezes por ano.

Em São Paulo, são feitas 240 entrevistas por dia. Confira a seguir as amostras para cada mercado pesquisado.

Região

Entrevista por dia

Entrevista por trimestre

Grande São Paulo

240

21.600

Grande Rio de Janeiro

200

18.200

Grande Curitiba

100

9.100

Grande Porto Alegre

100

9.100

Grande Belo Horizonte

100

9.100

Grande Distrito Federal

100

9.100

Grande Recife

100

9.100

Grande Salvador

100

9.100

Grande Fortaleza

100

9.100

IBOPE mede apenas a audiência domiciliar de Rádio?

Na aferição da audiência, o entrevistado responde sobre o consumo de Rádio nas últimas 48 horas, independente do lugar em que esteve exposto ao meio, informando quais emissoras ouviu, em quais horários, por quanto tempo e em quais locais.

fonte: Ibope.

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Sinceramente dizer que dada emissora possue 35% segundo instituto X, não quer dizer nada, você continua sem saber qual o perfil do seu público e quanto eles são (numericamente), o Ibope é muito mais objetivo neste sentido.

Ibope é caro, pois é mais confiável, é muito menos sujeito a acordinhos.