Coleta de dados e controle de qualidade
As informações colhidas nas entrevistas, armazenadas instantaneamente em computadores de mão, passam por um processo automático de verificação e são transmitidas para o sistema de produção de dados, o que diminui a possibilidade de erros em seu registro.
Para a correta abordagem e aplicação dos questionários, os pesquisadores do IBOPE recebem treinamento específico para a realização das entrevistas. Na etapa de produção de dados é realizada uma nova checagem das informações antes da formatação e disponibilização dos dados no software de análise.
Amostra
A amostra da pesquisa é composta por pessoas com 10 anos ou mais. A distribuição geográfica das entrevistas da amostra é definida com base na divisão censitária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por meio de estudos probabilísticos de composição da amostra com base na representatividade da população e no tamanho da população pesquisada.
A montagem da amostra obedece a critérios estatísticos no que se refere a sexo, ocupação, idade e zona geográfica.
As pesquisas de Internet, TV por Assinatura e Telefonia são realizadas em determinados períodos com o mesmo entrevistado, logo após a entrevista a respeito da audiência de Rádio e leitura de Jornal.
Como é realizada a medição de audiência de Rádio?
O IBOPE pesquisa continuamente as nove principais capitais brasileiras. Cinqüenta outros importantes mercados são estudados de duas a quatro vezes por ano. A pesquisa é feita através de amostras móveis, utilizando a metodologia Recall (ou Retrospectiva) para registrar o comportamento de cada indivíduo nos dois dias anteriores à entrevista. Cada entrevistado responde quais emissoras ouviu, em quais horários, por quanto tempo e em quais locais.
Além da audiência de rádio, são registradas informações pessoais sobre o entrevistado (sexo, idade, escolaridade, onde mora, posse de bens para classificação econômica), para análises em públicos específicos (targets) e zonas geográficas.
As informações são registradas em hand-held (computador de mão), que substituíram os questionários
O IBOPE mede a audiência de Rádio em todo o Brasil?
O IBOPE pesquisa continuamente as nove principais capitais brasileiras: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba, Grande Salvador, Grande Recife, Grande Fortaleza, Distrito Federal e Grande Belo Horizonte. Cinqüenta outros importantes mercados são estudados de duas a quatro vezes por ano.
Região | Entrevista por dia | Entrevista por trimestre |
Grande São Paulo | 240 | 21.600 |
Grande Rio de Janeiro | 200 | 18.200 |
Grande Curitiba | 100 | 9.100 |
Grande Porto Alegre | 100 | 9.100 |
Grande Belo Horizonte | 100 | 9.100 |
Grande Distrito Federal | 100 | 9.100 |
Grande Recife | 100 | 9.100 |
Grande Salvador | 100 | 9.100 |
Grande Fortaleza | 100 | 9.100 |
IBOPE mede apenas a audiência domiciliar de Rádio?
Na aferição da audiência, o entrevistado responde sobre o consumo de Rádio nas últimas 48 horas, independente do lugar em que esteve exposto ao meio, informando quais emissoras ouviu, em quais horários, por quanto tempo e em quais locais.
fonte: Ibope.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Sinceramente dizer que dada emissora possue 35% segundo instituto X, não quer dizer nada, você continua sem saber qual o perfil do seu público e quanto eles são (numericamente), o Ibope é muito mais objetivo neste sentido.
Ibope é caro, pois é mais confiável, é muito menos sujeito a acordinhos.