Custom Search

Pequenas emissoras ainda são vítimas de pseudo-equipamentos.

Quando uma emissora diz que seu som é 100% digital, a menos que você esteja ouvindo uma HD Rádio, o digital citado no máximo se refere aos equipamentos de operacionalização do estúdio, mas não se aplica a transmissão, a transmissão no Brasil é predominantemente analógica com raras experiências no campo digital no eixo Sul/Sudeste.

Mas na quase totalidade dos casos a citação não é de má fé, é feita por uma confusão de informações dentro das emissoras, principalmente as pequenas que não podem contar com especialistas em seus quadros fixos, citações do tipo “AM estéreo” também não podem ser levadas a sério, não no Brasil.

Outro fator de confusão é quando se adquire um equipamento cuja função não corresponde ao pedido.

Muitas emissoras pequenas do interior do estado ainda são vítimas de pseudo-equipamentos, como falsos geradores de estéreo que tinham a única função de “acender” o led indicador de estéreo nos receptores, mas não dividiam em nada os canais, certa vez fiz questão de acompanhar uma tentativa de enganação, o gerador estéreo foi oferecido e eu pedi um teste.

Após agregado o equipamento e acionado, o indicador de estéreo acendeu, daí então eu mesmo fui a mesa de som e retirei todo o som do canal direito mantendo o mesmo nível de volume do lado esquerdo, então fui conferir se o mesmo ocorria no receptor, mas o que ocorreu foi que no receptor o som baixou nos dois canais , não sendo eliminado no canal direito, apenas atenuado a mesma altura em que foi atenuado o esquerdo, que deveria se manter no mesmo volume, quando questionei por não ter ocorrido a divisão, o “técnico” me disse que o gerador de estéreo não tinha essa função, pergunto eu então a função é ascender uma “luzinha”?

Aos que possuem pequenas emissoras, tenham sempre em sua equipe, um chato curioso para confrontar as ofertas que os falsos técnicos irão certamente oferecer.

Próximo post falo sobre como reconhecer outros equipamentos falsos, gato por lebre já vi demais pelo interior do estado, provavelmente isto seja generalizado em todo o Brasil.