Custom Search

Medição da Audiência Online

A audiência das emissoras pela internet representa uma fração muito pequena da audiência total das mesmas , mas é interessante já perceber que se existe uma expressiva e contínua audiência pela internet ( via streaming ) o público que naquele momento ouve a emissora por meio do rádio (ondas ) pode girar em torno de 600* à 1500*vezes o valor do número players acionados online nas páginasdas rádios.

Veja a audiência (webouvintes ) instantânea de algumas rádios agora mesmo.


Kiss FM - São Paulo (Rock)

Massa FM - Curitiba (Popular)

Araupuan FM - João Pessoa (Popular)

Recife FM - Recife (Popular)

Clube FM Recife - Recife (Popular)

Ouro verde - Curitiba (Adulta)

Resistência FM - Mossoró (Popular)

98 Correio - João Pessoa (Popular)

Caiobá - Curitiba (Popular)

Tupi FM - São Paulo (Popular)


*Estas médias retirei observando aferições da audiência feitas pelo Ibope e verificando o número de players ativados.

O cálculo da proporção de audiência rádio/web é algo para situar

Exemplo: Uma emissora que possuía em média 98mil ouvintes por minutos segundo o Ibope e médias de ouvintes no streamming girando em torno 75 ouvintes online, ou seja: 98.000 /75 = 1306 vezes ( proporção audiência rádio em relação a audiência via players online )

Temos então uma idéia da fração participativa do público online.

Logicamente o desempenho da audiência online tende a melhorar sempreque estas reforçam que podem ser ouvidas pelo site. Por vezes mesmo que os webouvintes estejam numa região em que a rádio pode ser captada, nem sempre existe um aparelho receptor de rádioque os acompanhe, ou até mesmo zonas de interferências comocomputadores e outros eletrônicos prejudicam a recepção convencional de maneira que ouvir pela net é opção paramuitos.

A medição na internet não é hipotética, ela é real e ao vivo, variável minuto a minuto e podemos observar o desempenho de subida e descida de audiência.

Lembro que os links acima mostram o número de momento de players ativados
e realmente ouvindo as emissoras.