Ultimamente venho recebendo uma avalanche de questionamentos com tom de afirmação de que Natal não teria locutores pop, estes questionamentos vieram de várias pessoas de Fortaleza , Recife e muitos daqui de Natal mesmo, então qual a explicação para que tantos tenham essa dúvida?
Pessoalmente eu acho impossível Natal não ter locutores pop, estamos numa cidade de 850 mil habitantes e contando com as cidades que fazem parte da grande Natal esse número é ainda maior, como não haver pelo menos 100 profissionais que gostem do estilo pop (gostar é primeiro passo para ser locutor pop) e desses que gostem pelo menos 60 devem pelo aprofundamento ter ampla noção de pronuncia em inglês, e 30 saibam em 90% dos casos o que os títulos dizem em português.
Convenhamos à coisa ainda é mais simples, pois não se cobra que o locutor fale fluentemente o inglês, mas sim que este tenha domínio dos fonemas mais comuns da língua, não é nem necessário que se saiba o significado de uma palavra e mesmo assim é possível que esta seja pronunciada corretamente sem o menor problema, logicamente que o ideal seria o completo domínio da língua , até para facilitar algum tipo de comentário pertinente que sempre atrai ouvintes que admiram a chance de verificar que o locutor é digno de apresentar com propriedade o playlist da Pop, mas ele exige apenas o que eu ou você também exigiríamos de um garçom em um restaurante, já imaginou receber como resposta de um deles, “bem esse prato eu não sei direito como é!! “ Já imaginou! É pedir demais tal conhecimento?
Sei que nem todo fã pop é locutor, mas todo locutor pop obrigatoriamente é fã do pop mundo, é regra! Não adianta cair na besteira de vestir uma camisa em que não se caiba, então a primeira defesa que faço sobre a existência de profissionais capacitados em nossa cidade é probabilística. Claro que existe um bom número de capacitados no meio de 850 mil.... é probabilístico!
Lembro muito bem, até o ano de 93, Natal contava com uma rádio pop que mandava bem com a produção local mesclada com a REDE (falo da Cidade fase pop) e antes ainda sem a complementação da REDE com tudo feito em casa o produto era muito bom mesmo , hoje 15 anos depois com a população maior , maior grau de desenvolvimento e educação, como não existem profissionais mais do que ontem?
E se Natal não tivesse nenhuma emissora pop, ainda seria possível ter público pop?
Sim, claro, e digo mais, aqui onde moro a 103 FM especificamente em meu receptor chia muito, falo chiar tratando exclusivamente do sinal e não estou incluindo o som pálido ( mesmo quando passo na Rodrigues Alves)
Eu e muitos outros estamos recorrendo por enquanto para rádios européias, americanas ou brasileiras como MIX, PAN, METROPOLITANA, ainda mais porque com o AAC+ se ouve com qualidade CD estas rádios on-lines, logicamente a audiência on-line atinge um percentual pequeno da população, mas qualquer 2 % em 850 mil significa 17 mil ouvintes que em algum momento da semana, clicam e abrem seus players para ouvir-las , e sabemos que o percentual é maior que isso, afinal quem você conhece que usa internet e não ouve rádio on-line, mesmo que vez por outra?
Vamos ao mais concreto, quem eu conheço que tem essa habilidade de locutor pop e que não estão atuando em rádios pop´s ?
Para configurar locutor pop aqui ponho como obrigatória a pronuncia em inglês ( 80% dos títulos de um playlist pop) e o conhecimento no mundo musical.
Vou listar os nomes que são de “domínio público” , aqueles que você também conhece!
Saldanha, passou por várias rádios em Natal, sendo duas delas pop´s a Cidade FM (na época) e a Transamérica ,
Saldanha sempre fazendo questão de que a pronuncia em inglês seja impecável, e conhecimento musical é algo que ele tem e muito.
Silvio Henrique, esse também tem uma super bagagem inclusive desbravou os caminhos pop no Centro-Oeste do País, tenho lembranças dele ainda quando atuando pela Rádio Cidade na fase pop, nota dez!! Hoje ele faz locução popular e talvez por isso não esteja aos olhos (ou ouvidos) o quão bom ele é na versão pop.
Cassiano Lima, por ter que usar características mais restritas para horário e estilo de emissora que atua, muitos dos talentos de Cassiano Lima como imitador e incrível habilidade de improviso estão de molho, tem amplo conhecimento musical pelo fato de ser DJ e tem isto como obrigação da profissão , apesar de atuar em uma ramo mais alternativo nas pistas, acredito que ela possua uma forte veia pop.
Sandro Bianchi, desde quando apresentava o meu programa favorito de flashback na 95 FM , O de volta aos anos 80 , era impossível não perceber que ele tinha conhecimento e habilidade, apresentando só a nata do que foi sucesso, era realmente difícil perder aquele programão com Vozerão do Sandro.
DJ François, Um batalhador com amplo conhecimento no mundo música e por viajar muito a língua inglesa para ele é fichinha , ele acaba também se encaixando um pouco na situação do Cassiano por ser DJ e por apresentar algo mais alternativo com o programa Perdidos , mas esse tem veia pop também.
ED Oliveira, Mil e uma utilidades, o ED curte sim o bom pop e sabe muito de inglês, é compromissado com a 98 FM, mas detonaria também numa pop.
Além de Bruno Zen , Hugo , Marcelo , Fernanda... e é claro que existem mais profissionais com esse perfil para a lista, mas olha aí já estava me alongando! A lista é grande, esses foram os de primeira lembrançaEncontrar novos talentos em uma cidade grande é totalmente racional, e a forte exigência de qualidade já era algo esperado , não existe nenhuma surpresa, o público pop é o que mais pega no pé , não adianta ficar achando que não existem profissionais na área pop com tal preparo , se você não é 100% para coisa , pode ter certeza de que existe alguém que é e vai ter esse vaga.