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Túnel do Tempo: Reportagem sobre o rádio natalense realizada pelo jornal Diário de Natal em Setembro de 2005


Vamos perceber o que temos de diferente hoje, que mudanças ocorreram, mas principalmente vamos ver como era a fotografia do momento à época.

UMA REPORTAGEM DE 17 DE SETEMBRO DE 2005 FEITA PELA JORNALISTA ANA PAULA SILVADA EQUIPE DO DIÁRIO DE NATAL

Atender o público jovem, este é o alvo da metade das rádios FMs de Natal. Atualmente, funcionam na cidade oito rádios na chamada freqüência modulada que trazem novidades diariamente para conquistar o público. A contratação de locutores de destaque, a promoção de shows, a inclusão do jornalismo na programação são as mudanças mais recentes ocorridas nas emissoras. Todas já têm um perfil bastante definido e estão se segmentando e buscando espaço junto ao seu público alvo. ‘‘Essa é

uma tendência de todas as rádios do país, que buscam elevar os índices de audiência. Mas, se em Natal a segmentação está se direcionando quase que exclusivamente para o público jovem, vejo um problema. Jovens, adultos e crianças tem direito de escutar rádio, esse também é um público que deve ser atendido’’, declara Adriano Gomes, professor do departamento de comunicação social da UFRN. A opinião de quem faz as FMs é unânime em afirmar que as rádios estão no caminho certo. ‘‘O mercado

das FMs em Natal vai muito bem e vem gerando bons frutos para a economia do Estado. Buscando inovar na qualidade e na criatividade’’, disse Ênio Sinedino, diretor da 96 FM, umas das quatro rádios populares da cidade. De acordo com Miguel Weber, diretor da 95 FM ‘‘As rádios FMs mudaram muito

com o passar dos anos. ’’

MERCADO ESTABILIZADO

Já segundo Jânio Vidal, superintendente da Rede Tropical, ‘‘O mercado está estabilizado. Nós estamos estabilizados, o resultado de investir em um estilo não explorado tem sido muito positivo e tem mostrado que devemos continuar investindo no diferencial, a 103,9 está muito bem e madura’’. Jeferson Paiva, locutor da FM Tropical acre-dita que o mercado ‘‘está evoluindo, recebemos muitas pessoas de fora’’ e também assegura que as rádios tem que inovar sua programação..Um segmento quem vêm crescendo em todo o país é o das rádios religiosas. Em Natal, até então só existe a 102FM, ligada a Igreja Universal do Reino de Deus. O crescimento desse estilo de rádio provoca muita polêmica e gera opiniões diversas. ‘‘Somos criticados pelo serviço que prestamos, mas estamos aqui para atender as pessoas que nos procuram independente da crença. Ajudamos as pessoas que estão com problemas e buscam solução com as nossas preces’’, defende Carlos Brito, diretor da 102 FM. Já o professor Adriano Gomes, não vê

com bons olhos esse crescimento ‘‘acho que o rádio tem a missão de levar conhecimento para o maior número de pessoas. E quando este veículo é utilizado para defender uma ideologia, seja política ou religiosa, ele deixa de exercer a sua função social’’. Enfim, o mercado está crescendo e incorporando a cada dia mais aspectos que eram encontrados somente nas AMs. Novos segmentos surgem e novas

rádios chegam para sintonizar mais ouvintes. Em Natal, mais uma rádio deve estar entrando no ar nos próximos meses. Segundo Felinto Filho, diretor da 98 FM e responsável pela novidade, a emissora começa a ser sintonizada em novembro. (aqui me intrometo para esclarecer o que o projeto foi adiado para 2008 no aguardo das alterações da licença)

Hora do recreio: relaxe antes de continuar, assista aqui o videoclipe de Giulia ft. Gabriel - Te-am Ales , vale a pena, eu recomendo!

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Continuação da reportagem - Perfil das emissoras em 2005

98:UMA PROGRAMAÇÃO COM ESTILOS VARIADOS

Uma programação com vários estilos musicais para atender o público jovem, este é o perfil da 98

FM.‘‘Somos a rádio menos popular entre as populares.Não nos preocupamos com a audiência e sim,com uma boa repercussão e com a certeza de um ótimo retorno para o anunciante e o público’’, disse Felinto Filho,diretor da 98 FM. A 98 FM transmite para cerca de 80% do Rio Grande do Norte e em algumas cidades da Paraíba e de Pernambuco. O público alvo da rádio está entre os 20 e 45 anos com foco nas classes B,C e D ‘‘apesar de sabermos que o alcance desse veículo é muito abrangente atingindo várias classes’’.A programação conta com dez locutores oferecendo música e notícias para ouvinte.‘‘Estamos num mundo cada vez mais globalizado,temos que manter o ouvinte atualizado.Uma notícia pode mudar o rumo do meu dia,influenciar meus negócios,por exemplo.Para isso buscamos um jornalismo qualificado e constante’’,explica Felinto. A produção de eventos e de projetos especiais como o Carnatal,o Verão,o Salão do Automóvel e o Natal Shopping Fashion é outra característica da rádio.‘‘Procuramos sair do tradicional, investindo em eventos que interessem ao nosso ouvinte’’,disse o diretor.

95:NOVOS LOCUTORES COM PERFIL JOVEM

A 95 FM está promovendo mudanças,uma delas é a contratação de dois novos locutores,Jean Fernandes e Giba Melo,os melhores na audiência, junto com Miguel Weber e Rô Medeiros,que já pertencem a rádio.A intenção da emissora é direcionar a sua grade de programação para o público mais jovem.‘‘Este é um acontecimento único na história das rádios FMs do Rio Grande do Norte. Nunca uma rádio conseguiu reunir um equipe de tanta qualidade e tão querida pelo público’’,declara Miguel Weber,locutor e diretor da 95 FM. A chegada dos novos locutores acompanha várias mudanças na rádio como a padronização da programação e a promoção de eventos na Fortaleza do Forró e no Parque São José de Macaíba.A realização de acústicos no estúdio da rádio,é outra novidade que vai aproximar o público dos locutores e artistas. A 95 FM está no ar,há 16 anos,e nos últimos dez anos,ela se manteve como uma das líderes de audiência.‘‘Procuramos ter uma programação diversificada e com a qual a população se identifique. Atualmente, estamos no segundo lugar da audiência, mas com essa nova equipe vamos lutar pelo primeiro’’,afirma Miguel Weber. As notícias diárias são passadas ao público em três edições diárias do Jornal da 95 FM e com o Plantão da Hora.De acordo com Miguel Weber,o perfil das rádios FMs teve que mudar,agora noticiar e manter o público atualizado é uma obrigação.

88,9:O RESGATE DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

A 88,9 resgatou a música popular brasileira e mostrou ao público de Natal os artistas da terra. Criada em 2001,a FM Universitária ‘‘quebrou a rotina das outras emissoras,promoveu mudanças. Depois da Universitária muitas rádios aperfeiçoaram a sua programação,a forma de lidar com o público e algumas até deram um pequeno espaço para os músicos locais.Mas o compromisso com a cultura ainda falta e sobra quando se trata do lucro’’,declara Enoch Domingos,diretor de programação da FMU.

A FM Universitária é uma rádio institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e por funcionar dentro de uma universidade possui um público bastante diferenciado.‘‘Atingimos várias camadas da população e diversas faixas etárias.Temos que acabar com este preconceito.A música foi feita para todos.E para atender a essa diversidade, montamos a programação associando ritmos, criando uma harmonia para os ouvidos,este é um dos nossos diferenciais’’,completa Enoch Domingos. O jornalismo está presente na rádio desde o início,e é feito pelos estudantes de comunicação social da UFRN,através de plantões transmitidos a cada hora e do UFRN é Notícia,um jornal com assuntos da instituição em parceria com a Agecom. ‘‘Produzimos um jornalismo sério e imparcial, não com palhaçadas como vejo na maioria das rádios de Natal’’ conclui o diretor.

96:LÍDER DE AUDIÊNCIA DURANTE 24 ANOS

A primeira rádio de Natal e a líder de audiência durante 24 anos. A 96 FM foi pioneira em diversas mudanças no meio radiofônico de Natal.Atualmente a rádio possui sete locutores que comandam uma programação voltada para o público jovem,dos 15 aos 22 anos,das classes C e D.‘‘Nós introduzimos a idéia das promoções de eventos,o formato de programa jornalístico mais sério e criamos o pedágio com o locutor na rua’’,afirma Ênio Sinedino,diretor da 96 FM.A rádio realiza shows com exclusividade na Vila Folia,o Circo da Folia,a Shock Casa Show,a Festa do Boi,o Arraiá do Vavá e é uma das principais parceiras do Carnatal. O Jornal da 96 foi um dos primeiros programas jornalísticos com esse formato feito nas FMs de Natal, com notícias e entrevista.‘‘ Colocamos um formato dinâmico no ar,sem ser cansativo,apesar de durar 40 minutos.Temos um jornal consolidado’’,declara Ênio. Na última pesquisa de audiência, a 96 FM foi mais uma vez a líder de audiência. ‘‘A marca e a sua credibilidade é que fazem dela a líder de audiência’’, disse o diretor.

103,9:UMA EMISSORA COM SABOR POP

A rádio pop de Natal foi idealizada para o público jovem e para uma cidade cosmopolita.A 103,9 - Rádio Tropical está no ar,há oito anos,e sempre procurou estar antenada com o que público quer,atendendo a ma faixa etária que vai dos 12 aos 25 anos,nas classes A,B e C. No início dos anos 90,a emissora deu destaque ao axé music,fenômeno musical da época.Em 1992, a rádio lançou Mução,que hoje é sucesso em mais de 80 emissoras e junto com ele trouxe o forró. A Rádio Tropical promoveu a sua última mudança, em 2000,com um novo estilo musical destinado a um público que estava um pouco bandonado.

‘‘O público jovem de ontem que curtiu o axé e o forró,não é o mesmo público de hoje,as pessoas mudam,as tendências mudam,agora é a vez do pop.Daí surgiu a Tropical 100% pop’’,disse Jânio Vidal,

superintendente da Rede Tropical. Atualmente,a rádio é associada a MTV e seus sete locutores recebem,em primeira mão,as novidades e lançamentos musicais.O investimento nas bandas locais é uma preocupação da rádio,que abre espaço para cena musical de Natal divulgando músicas e realizando festivais.O jornalismo representado pelo programa Questão Político, debate a situação política do país e o Tropicaus aborda a mesma temática,mas com um diferencial é feito por e para jovens.

102:LEVANDO A PALAVRA DE DEUS

Única rádio religiosa de Natal, um dos segmentos que mais cresce no país. A 102,X,Rádio Paraíso,de Acordo com seu diretor,Carlos Brito pretende,‘‘levar as pessoas para perto de Deus através de orações, Aconselhamentos, orientações e música 24 horas por dia’’.A rádio pertence a Igreja Universal do Reino de Deus e atende todo dia vários telefonemas de evangélicos,de pessoas de outras religiões e também de muitos que se dizem sem nenhuma crença.‘‘Muitas pessoas ligam precisando de ajuda, ao contrário do que muita gente pensa,nossos pastores recebem a todos independente da religião’’,completa Carlos Brito. A emissora funciona, há sete anos, com uma programação local e a transmissão da Rede Aleluia, 24 horas por dia tocando música romântica, sertaneja, passando pelo reggae,o forró e indo até o rock.‘‘Somos ecléticos. Afinal as pessoas tem diferenças que tema que ser respeitadas’’,declara Carlos Brito.

CIDADE: DESTAQUE PARA A PROGRAMAÇÃO MUSICAL

A rádio Cidade possui uma programação que enfatiza flashbacks nacionais e internacionais, relembrando momentos como a Jovem Guarda, as trilhas sonoras das novelas e temas de cinemas, além dos sucessos da música popular brasileira e das grandes orquestras. O jornalismo é apresentado na rádio durante todo dia com notícias e em três programas jornalísticos que tratam de assuntos do dia, um sobre economia e outro empreendedorismo.‘‘Procuramos fazer um jornalismo sério e imparcial,mostrando os dois lados da notícia,sem privilegiar segmentos ou grupos políticos’’,declara Helaine Azevedo da Rocha, superintendente da Rádio Cidade. A Rádio Cidade é uma das únicas rádios com a programação voltada para o público adulto, das classes A e B.‘‘Priorizamos a programação musical, num formato de até 17 músicas por hora, privilegiando o ouvinte e favorecendo o anunciante.Somos a rádio que toca mais música em Natal’’,afirma Helaine.